quarta-feira, 10 de junho de 2015

Exercícios complementares de Química: Tipos de substâncias, misturas e técnicas de filtração.

Unidade Escolar Professor Edgar Tito.          
Disciplina: Química
Professor: Carlos Magno.
Aluno de PIBID: Antônio Neto.
Lista de Atividades 1º ano A/B Manhã.
1- Dos materiais abaixo, quais são misturas e quais são substancias puras? Dentre as substancias puras, quais são simples e quais são compostas?
Água dos rios;
1-Ferro;
2- Aço;
3-Gás carbônico;
4-Refrigerante;
5- Leite;
6- Metano;
7- Vinagre;
8-Gasolina;
9-Ar atmosférico;
10- Água destilada;
11- Gás nitrogênio;

2- Açúcar, cal, giz branco, sal, gesso, são alguns exemplos de sólidos brancos. Se esses materiais apresentarem superfície homogênea e totalmente branco. Pode-se considerar como uma substancia pura? Justifique sua resposta?
3- É comum, inclusive entre os químicos, o uso da expressão “substância pura e substância impura”. Acerca desse fato, analise as afirmações abaixo e indique se são verdadeiras ou falsas:
(  ) As expressões são corretas porque uma substância pode ser pura ou impura, dependendo de como suas propriedades variam.
(   ) É muito raro encontrar “substâncias puras” na natureza. Em geral, os materiais se apresentam na forma de misturas ou de “substâncias impuras”.
(  ) A expressão “substância pura” é redundante porque se um material não é formado de uma única substância, portanto puro, esse material é classificado como mistura.
(   ) Somente as “substâncias puras” possuem todas as propriedades químicas, físicas e de grupo constantes e invariáveis.
(   ) A expressão “substância impura” refere-se a um material formado de duas ou mais substâncias (mistura), em que a principal delas aparece numa porcentagem superior ( > 90%) em relação à(s) outra(s).
4- (UFMG) Uma amostra de uma substância X teve algumas de suas propriedades determinadas. Todas as alternativas apresentam propriedades que são úteis para identificar essa substância, exceto:
A) Densidade
B) Massa da amostra
C) Solubilidade em água
D) Temperatura de fusão
E) temperatura de ebulição

5) (UFPI) Adicionando-se excesso de água à mistura formada por sal de cozinha, areia e açúcar, obtém-se um sistema:
a) homogêneo, monofásico;

b) homogêneo, bifásico;

c) heterogêneo, monofásico;

d) heterogêneo, bifásico;

e) heterogêneo, trifásico.

6) (PUC-MG) Para fundir 100g de gelo a 0ºC, precisa-se 8000 cal e, para aquecer de 10ºC 100g de água, precisa-se de 1000 cal. Quantas calorias serão necessárias para transformar 200g de gelo a 0ºC em água a 20ºC?
a) 10 000 cal
b) 20 000 cal
c) 30 000 cal
d) 26 000 cal
e) 36 000 cal

7) É possível separar a mistura heterogênea SAL + AREIA? Qual e como seria o processo de separação? 
8) (UFES) Na perfuração de uma jazida petrolífera, a pressão dos gases faz com que o petróleo jorre para fora. Ao reduzir-se à pressão, o petróleo bruto para de jorrar e tem de ser bombeado. Devido às impurezas que o petróleo bruto contém, ele é submetido a dois processos mecânicos de purificação antes do refino: separá-lo da água salgada e separá-lo de impurezas sólidas, como areia e argila. Esses processos mecânicos de purificação são, respectivamente:
a) decantação e filtração
b) decantação e destilação fracionada
c) filtração e destilação fracionada
d) filtração e decantação
e) destilação fracionada e decantação

9) (UFPE)
Associe as atividades do cotidiano abaixo com as técnicas  de laboratório apresentadas a seguir:
• Preparar cafezinho com café solúvel

• Preparar chá de saquinho

• Coar um suco de laranja

1. Filtração                                              

2. Solubilização           
3.  Extração                           
 4. Destilação
A sequência correta é:
a) 2, 3 e 1.
b) 4, 2 e 3.
c) 3, 4 e 1.
d) 1, 3 e 2.
e) 2, 2 e 4
10) ENEM – 2011
justifique a sua resposta





 Prática realizada com os alunos da Unidade Escolar Professor Edgar Tito, situada Rua Dezenove de Novembro, S/N - Memorare, Teresina - PI, 64002-540, Brasil