sexta-feira, 22 de maio de 2015

Prática experimental: Solubilidade de Hidrocarbonetos

OBJETIVOS: Testar a solubilidade de hidrocarbonetos de cadeia longa (parafina), nas soluções com base, ácido e óleo.

PARTE EXPERIMENTAL: Apresentou-se os materiais e reagentes, que foram utilizadas, nas quais foram tubo de ensaio, estante para tubo de ensaio, proveta, pisseta, vela (parafina), base (solução de borato de sódio), ácido sulfônico (solução de limpeza de azulejo) e óleo de cozinha. em seguida os alunos foram orientados a colocar um pouco de base, ácido e óleo nos tubos de ensaio, acrescentar pingos de vela derretida, aquecer um pouco cada solução na chama da vela, os alunos observaram e anotaram.

EXPLICANDO O EXPERIMENTO: Foi explicado aos alunos que hidrocarbonetos com cadeia carbônica de até 4 carbonos, estão na natureza na forma de gás, como o metano, o butano. os hidrocarbonetos com cadeia carbônica de 5 a 12 carbonos estão na forma líquida como a gasolina e, hidrocarbonetos com aproximadamente 25 a 30 carbonos, na forma sólida, como a parafina.

      No teste de solubilidade explicou-se aos alunos que a parafina não reage com base nem com ácido, pois essa é a ideia do nome da parafina, pois quando os hidrocarbonetos foram estudados, os orgânicos que não reagem com base e nem com ácido, ficaram sendo chamados de “para afínicos” ou “parafina”. no teste de solubilidade com o óleo, houve a solubilização, formando uma solução com uma única fase. isto se deve pelo fato de que o óleo possui uma cadeia carbônica grande, apolar, reagindo assim com a parafina, apolar.





 Unidade Escolar Moacir Madeira Campos, Localizada no Bairro: SACI,  CEP: 64020-200 | Endereço: ÁREA ESCOLAR S/N | Teresina, Teresina.