Jogo lúdico “Perfil: Elemento químico”
OBJETIVO
Através dos
jogos didáticos é possível melhorar e facilitar o processo de ensino
aprendizagem quanto ao conhecimento dos elementos químicos que compõem a tabela
periódica.
MATERIAIS
- Folha branca A4;
- Isopor;
- Cola de isopor;
- Tesoura;
- Caneta;
- Pincel;
METODOLOGIA
O processo da aplicação desse jogo é dividido em 3
partes:
·
A primeira etapa foi
uma aula teórica sobre tabela periódica, tudo a que a forma (períodos,
famílias, elemento químicos), que foi ministrada de forma formal “tradicional”,
utilizando quadro de acrílico.
·
A segunda etapa é a
confecção do jogo, que ficou a cargo do aluno pibidiano. O jogo é formado por
40 peças, divido em 20 elementos e 20 peças contendo característica dos
elementos. O que tinha de necessário para o andamento das equipes no decorrer
do jogo.
·
A terceira etapa é a
aplicação do jogo em sala de aula com os alunos, que foram expostas regras,
estratégias, que foram idealizados pelo aluno que criou o jogo, que foi
inspirado em um jogo tradicional de PERFIL. Este jogo foi aplicado em parceria entre os PIBIDIANOS da Unidade Escolar Edgar Tito e Matias Olímpio.
o CONCLUSÃO
a O assunto abordado sobre os
elementos químicos é de suma importância para os alunos adquirirem o
conhecimento químico inicial, inicialmente a sala foi divida em 4 grupos, onde
cada grupo fica com 10 peças (5 elementos e 5 característica) para fazer um elo
das duas, com o tempo de 3 minutos e dentro das quatro rodada, uma delas
poderiam ter o auxilio da tabela durante um minuto. Isso gerou um grande
divertimento e uma grande interatividade com os alunos, que levaram a serio a
brincadeira, mostrando seus conhecimentos com os elementos químicos.
Prática realizada com os alunos da Unidade Escolar Professor Edgar Tito, situada Rua Dezenove de Novembro, S/N - Memorare, Teresina - PI, 64002-540, Brasil
Prática realizada com os alunos da Unidade Escolar Matias Olímpio, situada na Avenida Jacob Almendra, 498 - Por enquanto, Teresina - PI, 64003-000.