Aplicação
do Jogo “Trilha Atômica”
OBJETIVO
Através de jogos didáticos
melhorar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem envolvendo a evolução
dos modelos atômicos.
MATERIAIS
- Papel A4
- Folhas de papel Collor set
- Fitas
- Papel oficio colorido
- Tesoura,
- Cola,
- Computador
- Impressora.
METODOLOGIA
O processo de realização
dessa atividade foi dividido em três etapas:
1. A primeira etapa foi aula teórica sobre a Evolução
dos Modelos Atômicos,
foi uma aula ministrada de forma “tradicional” utilizando-se o quadro e o livro didático, e logo em seguida
foi aplicado um pequeno questionário sobre o assunto abordado.
2. A confecção de um jogo intitulado Trilha Atômica, sendo esta a
segunda etapa do trabalho, onde ficaram responsáveis os pibidianos. O jogo é
composto por um tabuleiro feito de folhas A4 num tamanho
real, um dado e 10 cartas, nelas continham perguntas do assunto modelos atômicos para
que as equipes realizassem no decorrer do jogo.
3. Um terceiro momento
ocorreu com a apresentação do jogo em que foram
expostas as regras e
estratégias que eram idênticas a um jogo de tabuleiro tradicional, porém o conhecimento sobre a Evolução dos Modelos
Atômicos era primordial. Nesta etapa da atividade dividiram-se os alunos
em grupos, permitindo aos mesmos num primeiro momento a familiarização com o material que ia ser trabalhado, como
seriam as regras e a prática do jogo.
O jogo só termina quando o
aluno (equipe) chega ao final da trilha, em que tem o nome Chegada.
Prática realizada com os alunos da Unidade Escolar Professor Edgar Tito, situada Rua Dezenove de Novembro, S/N - Memorare, Teresina - PI, 64002-540, Brasil